Relatório do 24º Encontro do Gestar II

02/12/2009

Unidade 7- TP 2
A arte: formas e funções.

No primeiro momento tivemos uma conversa dirigida sobre a arte, suas formas, suas funções, sua proximidade na nossa vida e a maneira que cada um de nós a recebe e a percebe.
Começamos a aula de hoje pelo fim, ou seja, fizemos a leitura do “Ampliando nossas referências”. Os cursistas puderam comprovar como a arte está intrinsicamente ligada à nossa vida sem que a percebamos.
Observamos a obra de Magrilte e a comparamos a outras previmente escolhidas. Tivemos um tempo para debate.
Em seguida voltamos à seção 1 e fizemos a leitura dos textos 1,2 e 3, observando como a literatura e sua arte, ajuda a desvendar segredos (filosofia); encontrar a saída (analista) e até para “plágios” estratégicos uma vez que o texto editado já não pertence mais a quem o escreveu e sim a quem o lê.
Ao observarmos as obras de arte das páginas 80 e 81, os cursistas perderam entender a diversidade de formas e gostos para se criar e desenvolver a arte.
O texto “Arte e fantasia” foi feito sob a forma de leitura compartilhada.
Assim como a canção de Chico Buarque “Fantasia”. Os cursistas acharam interessante a metodologia empregada para a construção da música. Aos poucos, o que era apenas uma voz tímida acompanhado por flauta e violão, tornou-se coletivo e tão forte como um “grito de guerre”.
Falei-lhes sobre a “Arte da guerra”, que embora suja e detestavél não deixa de ter seu engenho, sua “arte”.
Antes de lermos o texto do TP p. 94 de Ferreira Gullar, fizemos a leitura do poema do mesmo autor, “Traduziu-se”, que seria a fusão do “eu no meu outro eu”.
Seguindo vimos os exercícios do AAA 2 referente à unidade7. Sugeri-lhes alguns títulos caso queiram trabalhar teatro ou leituras e produção de poemas.
Escolheram o “Avançando na prátrica” da pg. 95.
Apezar da ausência da maioria dos cursistas (o que é lastimável) os poucos que compareceram participaram ativamente.
Novamente a carga excessiva de trabalho impedem os cursistas de participarem de um curso da parte deste.

0 comentários:

Postar um comentário