Relatório do 23º Encontro do Gestar II
18/11/2009
A frase e sua organização
Unidade 6 – Oficina 3 – TP 2
Como foi dia de oficina, o primeiro momento é dedicado ao período de socialização dos trabalhos realizados durante a semana.
Alguns alunos não tiveram tempo de aplicar o “Dever de casa” em virtude do período de provas finais. Os que fizeram as tarefas tinham muito o que contar.
Dando prosseguimento fizemos a leitura dramatizada dos bilhetes de Clara e Cália na seção 1 do TP.
Observamos a criação da narrativa a partir do diálogo. Na página 50 vimos como é mportante o tom de voz para cada entonação nos diversos tipos textos.
Identificamos e classificamos frases nominais e frases verbais; perídos e orações.
Tivemos um tempo para discutir o assunto e tirar pequenas dúvidas. Em seguida, observamos a intertextualidade entre a tela Mona Lisa e o soneto de Camões.
O “Aluno ideal”, pg. 58 foi feita leitura compartilhada e, após a comparação com o texto ao lado os cursistas fizeram o resumo do que viram.
Neste estágio da aula, fizemos outra parada para a realização efetiva da Oficina.
Fizemos a leitura dramatizada do texto “Maria e Pedro na cova do vento”. O texto 2, poema de Leo Cunha, Quatro baseado nos quatro elementos da natureza e em intertextualidade com a pintura de Giuseppe Arcimboldo.
A seguir observamos a melodia do poema “Balada do rei das sereias do AAA 2 pg. 35. Fizemos a atividade 3 pg. 39 AAA 2.
Para terminar, foi realizada a avaliação da oficina.
0 comentários:
Postar um comentário