Plano de aula – TP 2 Unidade 7
Corumbiara, 03 de dezembro de 2009
Tema – A arte: formas e função.
Objetivo:
1 – Identificar a arte na vida cotidiana;
2 – Indicar formas e características da arte;
3 – Indicar as funções da arte.
Estratégia
Começar pelo fim. Fazer a leitura de Ampliando nossas referências. Comentar sobre a leitura e a obra de Magritte. Apresentar outras obras de Magritte.
Voltar à seção 1. Ler o caso 1, 2 e 3.
Observar as obras de arte das páginas 80 e 81. Promover discussão dirigida a respeito.
Seguir p/ seção 2.
Ler os parágrafos 4, 8 da página 85. Fazer leitura compartilhada do texto “Arte e fantasia” e a poesia música de Chico Buarque “Fantasia”.
Falar sobre a “Arte da guerra”.
Observar a seção 3. Comentar os exercícios do AAA 2 relatórios à unidade 7.
Deixar que os cursistas façam suas escolhas.
Apresentar aos cursistas o poema de Ferreira Gullar, “Traduzir-se”. Deixar que eles comentem a respeito.
- Ler com eles o poema/música de Gilberto Gil, “A raça humana”, em seguida apresentar-lhes um trecho do texto (adaptado) de Valdir Montanari, “História da música”: da idade da pedra à idade do Rock.
- Cantar com eles a música (paródia) de Hardy Guedes, “Terezinha de Jesus” e O que será (A flor da pele) de Chico Buarque.
- Ler o poema, Um desassossego…será por quê?
de Marcos Bagno e Stela Maris Rezende.
- Escolher o “Avançando na prática”.
Sugestões para esta unidade do TP 2.
1- Música
A raça humana – Gilberto Gil
A flor da pele – Chico Buarque.
2- Teatros
a) Judas em Sábado de aleluia – Martins Pena
b) O fantástico mistério de feiurinha – Pedro Bamdeira
c) Os Cigarros e os Formigas – Maria Clara Machado
d) O santo e a porca – Adriano Suassuna
3- Leituras – Poemas
a) Momentos de Glória – Carlos Queiroz Telles
b) Torta de cebola para prender namorado – Roseana Murray
c) Cantiga quase de roda – Thiago de Melo
d) Poema de circunstância – Mário Quintana
e) Cantiga do vento – Elias José
f) Flexas contra o muro – Cassiano Ricardo
g) Vício na fala – Oswaldo de Andrade
0 comentários:
Postar um comentário