Relatório do 22º Encontro do Gestar II

11/10/2009
Unidade 5:
Gramática: seus vários sentidos


Para entendermos melhor o que é e como se dá o uso da gramática na nossa vida cotidiana, vimos alguns textos e explicações do livro Língua Portuguesa – Projeto Escola e Cidadania para todos.
Para “esquentar” o debate, vimos a opinião de vários famosos: Mário Perini “A sintexe”, L.S. Vigoski. “Pensamento e Linguagem” e Fernando Sabino. “Gente”.
Depois da leitura dos especialistas, cada um, é claro, com visão diferente, a respeito da gramática normativa partimos para o debate acerca de seu uso, ou como se deve utilizar as várias gramáticas como afirma o texto. Inclusive, os autores do livro afirmaram que todo falante nativo da língua sabe gramática (gramática interrolizada, e classifica as formas gramaticais que utilizamos como as gramáticas possíveis).
Dando prosseguimento, depois de acirrado debate, fizemos a leitura de alguns textos que consideramos pertinentes para dar suporte ao tema ora apresentado. Vimos o poema de Lêdo Ivo, “O ferrador de cavalos”. Em seguida fizemos a leitura do texto de Paulo Leminsk - “O assassino era o escriba” – Caprichos e Relaxos. São Paulo: Brasiliense 1983 p. 144.
Só então fizemos uso do TP 2. Analizamos o texto da p. 19 em que o “Seu Joel” aparece falando do celular ao lado da carroça com o anúncio de seu trabalho. Fizemos a leitura dramatizanda do texto de Maria Clara Machado, Pluf, o fantasminha. Observada as variações da fala em função da respostas esperadas pelo interlocutor, passamos aos textos seguintes, “A tinta de escrever” de Millôr Fernandes e “Osarta” cujo tema é a escola, entreguei a eles alguns textos com o mesmo tema: “O grilo professor” de Algusto Monterroso, a “Escola de bem-ti-vis” de Cecilia Meiréles. Comparando os três textos, observamos, como no caso dos depoimentos dos especialistas como cada escola “vê” a forma de transmitir ou induzir o aluno ao  conhecimento, sem perder de vista o tema da aula: O ensino da gramática nas escolas.
Após essas considerações passamos à escolha do “Avançando na prática” que pelo interesse dos cursistas, ficou como preferência o “Avançando” da página 30-31, onde o aluno terá a oportunidade de comparar textos da norma culta e transpor o texto trabalhando em um foco narrativo diferente do apresentado aos alunos. 

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