Relatório do 21º Encontro do Gestar II

28/10/2009

Unidade 4 – A intertextualidade
Oficina 2 – Unidade 4 – TP 1

Ao contrário das outras oficinas em que o primeiro momento é reservado à apresentação dos grupos para discussão e elucidar dúvidas, desta vez fizemos uma abordagem mais profunda da unidade 4 do TP 1 para esclarecer alguns pontos:
Na seção 1 – O diálogo entre textos: a intertextualidade vimos o texto do TP “A raposa e as uvas” de Millôr Fernandes, que é uma clara paródia da versão original. Após observarmos todos os detalhes que interessavam ao objetivo proposto, partimos para a leitura da “Raposa e as uvas” de La Fontaine escrita em forma de verso encontrada no livro Português Leitura e Expressão de 5ª série p. 26 e a tela de Gustave Dové com o mesmo título p. 27. Na tela de Fontaine e Perrault – a raposa é representada por um homem no chão e as uvas por moças na sacada, ou seja, fora do alcance da “raposa”. A intertextualidade presente nas várias formas de texto é bastante interessante. O debate a respeito correu à solta e os cursistas mostraram-se entusiasmados.
Feitas as comparações e identificadas as várias formas de intertextualidade – paráfrase, paródia, pastiche, citação, epígrafe, referência e alusão – passamos ao ponto de vista com a charge de Quino. Em seguida, fizemos a leitura do texto “Nome feito” de Carlos Moraes, p. 149 do TP. Sugeri aos cursistas que utilizassem para trabalhar esse tema o livro de Ana Maria Machado, Plavras, palavrinhas e palavrões, da série Literatura em minha casa.
Em seguida, partimos para a excução da oficina. Os cursistas tinham muito o que falar de suas últimas experiências com os novos textos. Um dos trabalhos que me chamou a atenção foi a confecção, pelos alunos do dicionário de girias. Segundo os cursistas foi um sucesso e os alunos queriam fazer mais. Os exemplares que eles trouxeram como amostra realmente surpreende a um leitor menos avisado.
Embora as discussões gerem debates a aula transcorreu num clima de intensa camaradagem e troca de experiências enriquecidas para todos nós. Estou aprendendo muito com meus cursistas e seus respectivos alunos.

Maria Divina de Andrade.

0 comentários:

Postar um comentário