TP 03 - UNIDADE 12 - RELATÓRIO

Relatório do 5º encontro do gestar II


Unidade 12 – A interrelação entre gêneos e tipos testuais.

Oficina 6 (20-05-2009)

Logo de início fizemos a leitura do texto Cidadizinha qualquer de Carlos Drummond de Andrade e Quadrilha do mesmo autor. Feitas as considerações, fomos para sequências tipológicas em gêneros textuais na página 152 do TP.

Os cursistas gastaram da observação feita na diferença do discurso entre uma carta comercial e uma familiar endereçada a mesma pessoa. Em seguida propaganda que usa um capítulo da Bíblia para vender seu produto.

Paramos nesse ponto após as discressões para dar início a oficina 6 – unidade 10.

Após as discussões e críticas sobre o desenvolvimento das atividades propostas feitas as considerações do avançando na prática escolhido por cada participante e os alunos não mostraram dificuldades nas atividades 5 da unidade 11, e 4 da unidade 12 passamos direto ao texto de Jô Soares, Composição: O salário mínimo.

O grupo responsável por argumentar que o texto era de uma criança apontaram os erros ortográficos, a palavra “moça” em vez de jornalista, as palavras rabiscadas, a linguagem coloquial, entre outros. O grupo defensor de que o escritor seja uma pessoa adulta argumentou que este é um assunto de “gente grande” portanto uma criança não teria tanto conhecimento assim.

Os parágrafos muito bem divididos bem como a pontuação. A citação da Constituição onde ficam registradas as leis vigentes em um país e ainda fazer piada usando a simplicidade de uma criança.

Em suma, todos argumentaram de forma coerente e convincente, com perdão da redundância.

0 comentários:

Postar um comentário