TP 03 - UNIDADE 11 - RELATÓRIO

Unidade 11


Tipos Textuais

A 1ª parte de cada encontro é sempre reservada para debates e esclarecimentos.

No segundo momento fizemos a leitura do texto Fuga do romance de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Após novo debate, escolhemos os trechos descritivos e os trechos narrativos que se entrelaçam de tal forma chegando a dificultar seu reconhecimento.

Os cursistas tiveram muita dificuldade nesses exercício. Pelo menos ficou claro para todos que o gênero não se dissocia do tipo. Eles gostaram de trabalhar os textos injuntivos e os preditivos. A sala foi dividida em 4 grupos. Os grupo 1 produziria um texto do tipo descritivo-narrativo; o grupo 2 do tipo dissertativo; o grupo 3 um texto injuntivo e o grupo 4 um texto preditivo.

Na verdade, eram mini textos e todos participaram com bastante entusiasmo. A seguir passamos à atividade 15: a ilustração da página 22 observamos que cada um vê o texto com uma roupagem diferente. Ao executar a tarefa 2, sugerida pelo TP3 alguns alunos fizeram como os egípcios: desenharam as aranhas de frente embora elas devessem estar grudadas no teto. Esse exercício mostrou que a mudança de ângulo em que cada um se coloca no mundo provoca convicções diferentes e diferentes reações. Nesse ponto, podemos refletir porque o texto dissertativo traz a marca do seu produtor. Daí a importância de se observar a sutil diferença de um texto meramente expositivo de um argumentativo.

Os tipos textuais não deixaram maiores duvidas. Pelos exercícios feitos em sala de aula conclui-se que todos entenderam o recado.

0 comentários:

Postar um comentário