TP 03 - UNIDADE 10 - RELATORIO

Relatório do 2º encontro do Gestar II


29/04/09

Unidade 10

Trabalhando com Gêneros textuais

Desta vez o trabalho foi um pouco diferente. Houve um tempo para as perguntas, as dúvidas e angústias de todo início do curso.

Sanadas as dúvidas (as possíveis), partimos para a prática não sem antes vermos um pouco de teoria. Procurarmos de início reconhecer um texto literário de um não literário. As divergências foram muitas, o debate acalorado. Foi difícil convencê-los de que gênero é mais uma questão de uso que de forma lingüística.

Em seguida, cada aluno usou a palavra para explicar o que entendeu de cada item do TP3 unidade 10. Como a turma foi dividida em cinco grupos cada qual expôs, a seu modo, o que entendeu.

Os trabalhos foram assim distribuídos:

Grupo1 – Explicam por que os gêneros são históricos e por isso, mutáveis. Apresentam vários tipos de textos. Mostram ainda que os gêneros podem desaparecer.

Grupo2 – Evidenciam texto literário e não literário, dão exemplos de textos rígidos e textos maleáveis. Usam o texto do AAA3 para exemplificar e perguntar qual o objetivo dele.

Grupo3 – O que existe no texto poético que o torna poesia. Explicam que o texto literário traz beleza, emoção e que não há um tema específico para o texto poético.

Grupo4 – Expuseram a literatura de cordel sua origem e o trabalho de ensino através dela. A cursista Ildelita narrou a experiência de uma professora de sua terra que fazia uso desta prática. O grupo questionou sobre gostar ou não de cordel e sugeriu que talvez as pessoas digam que não gostam por não conhecer. Sugeriram o trabalho com teatro tipo “embolada” com os alunos.

Grupo5 – Avançando na prática p.74 apresentaram a música Pai de Fábio Jr. e indicaram estratégias de como trabalhar este texto com alunos de 8º e 9º ano e sugeriram comparar a letra dessa música com outras músicas ou poemas que tratem do mesmo tema. Segundo o grupo o importante é deixar claro para os alunos que os gêneros textuais estão em todos os lugares. Não apenas nas escolas. Para isto pode-se pegar uma propaganda para o dia dos pais por exemplo exatamente para enfatizar a diferença do texto literário (exploração estética da linguagem) e o gênero propaganda cuja função é convencer o leitor (função apelativa).

A socialização dos trabalhos deu-se num clima de muita camaradagem e a troca de experiências marcou bastante esta unidade do TP3.

0 comentários:

Postar um comentário