TP 03 - UNIDADE 10 - RELATORIO OFICINA

Relatório do 3º Encontro do Gestar III


06/05/2009

Oficina 5 Unidade 10

Desta vez eu trouxe de casa alguns textos para compararmos aos textos do TP3.

Como a primeira parte da reunião é reservada para comentários e sugestões, realizamos o debate comparando os diversos textos que tínhamos em mãos.

Em seguida, ouvimos os relatos das experiências de todos os que quiseram expor. Alguns preferiram só ouvir.

O avançado na prática escolhida foi o texto foi “Roteiro de viagem” do livro ALP de 5ª série (6º ano). O texto apresenta apenas o que seria uma rodovia e apenas ícones representando as cidades, os rios, os postos de combustível, restaurante e a fronteira entre Goiás e Minas Gerais numa viagem de Belo Horizonte a Brasília. Neste texto os alunos teriam de decodificar os símbolos e responder às perguntas que acompanham o texto.

Classificar este texto não foi problema uma vez que o título já sugere o gênero: Roteiro de Viagem. O mesmo aconteceu com a classificação do tipo predominante que como no texto “A pesca” apresentado também aos alunos, sugere uma narrativa embora possua apenas um verbo. Em “Roteiros de viagem” não sugere movimento. As informações estão aí, como no dicionário e serão utilizadas apenas para consulta.

A conclusão dos cursistas é que este, por ser um texto atípico deve ser levado para a sala de aula com o propósito de instigar o aluno a decodificar diferentes tipos de informações nos variados gêneros textuais que lhes sejam apresentados. Não esquecendo que ser letrado é saber ler a palavramundo.

Em seguida, foi feita a leitura do Poema tirado de uma notícia de Jornal de Manuel Bandeira para explicar que a oralidade e a escrita se entrelaçam na produção de alguns gêneros.

As avaliações estão arquivadas para eventuais necessidades.

0 comentários:

Postar um comentário