TP 03 - UNIDADE 10 - PLANO DE AULA

CORUMBIARA -RO, 29 DE ABRIL DE 2009.




PLANO DE AULA



TP3 – UNIDADE 10. TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS

TEMA – SITUAÇÃO ECONOMICAMENTE QUE DEFINE UM GÊNERO TEXTUAL.

CARGA HORÁRIA – 4H



Objetivo:

• Reconhecer a função dos gêneros textuais

• Identificar a situação sociocomunicativa como elemento que define um gênero textual.

• Metodologia: diferente do que sugere o TP3, teremos ainda no inicio da ula um tempo as duvidas que com certeza, surgirão.

• Observar as principais diferenças entre um texto literário d um não literário.

• Distribuir a sala em 5 grupos, cada qual terá um tempo para estudar e preparar o que vai expor para os colegas.

• Grupo 01 – explicarão porque os gêneros são históricos e por isso mutáveis e por isso podem desaparecer.

• Grupo 02 – devem observar o que são textos literários e não literários, alem de exemplificar textos rígidos e textos maleáveis.

• Grupo 03 – exemplificarão o que existe no texto poético que o torna poesia, e faz com que ele traga beleza, emoção e ainda que não há um tema especifico para o texto poético.

• Grupo 04 – trabalharão a literatura de cordel, sua origem, e o trabalho de ensino através dela.

• Grupo 05 – explicarão como deverá ser trabalhado o avançando na pratica da p. 74, apresentarão o plano de aula para desenvolver a atividade.



Sugestão de leitura;

• O pequeno príncipe – Éseupery

• Leituras complementares:

• Na trilha – César Guimarães Borges, Ciclo da Lua, poemas, Vervi Guarulhos – 1999.

• Aula de leitura – Ricardo Azevedo

• Passaredo – Chico Buarque – Companhia das letras1989.

• Seu doto me conhece? (assaré, patativa do Cante lá que eu canto cá – Petropolis).

• Vô vortá (patativa do assaré).

0 comentários:

Postar um comentário