TP 03 - UNIDADE 10 - PLANO DE AULA
CORUMBIARA -RO, 29 DE ABRIL DE 2009.
PLANO DE AULA
TP3 – UNIDADE 10. TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS
TEMA – SITUAÇÃO ECONOMICAMENTE QUE DEFINE UM GÊNERO TEXTUAL.
CARGA HORÁRIA – 4H
Objetivo:
• Reconhecer a função dos gêneros textuais
• Identificar a situação sociocomunicativa como elemento que define um gênero textual.
• Metodologia: diferente do que sugere o TP3, teremos ainda no inicio da ula um tempo as duvidas que com certeza, surgirão.
• Observar as principais diferenças entre um texto literário d um não literário.
• Distribuir a sala em 5 grupos, cada qual terá um tempo para estudar e preparar o que vai expor para os colegas.
• Grupo 01 – explicarão porque os gêneros são históricos e por isso mutáveis e por isso podem desaparecer.
• Grupo 02 – devem observar o que são textos literários e não literários, alem de exemplificar textos rígidos e textos maleáveis.
• Grupo 03 – exemplificarão o que existe no texto poético que o torna poesia, e faz com que ele traga beleza, emoção e ainda que não há um tema especifico para o texto poético.
• Grupo 04 – trabalharão a literatura de cordel, sua origem, e o trabalho de ensino através dela.
• Grupo 05 – explicarão como deverá ser trabalhado o avançando na pratica da p. 74, apresentarão o plano de aula para desenvolver a atividade.
Sugestão de leitura;
• O pequeno príncipe – Éseupery
• Leituras complementares:
• Na trilha – César Guimarães Borges, Ciclo da Lua, poemas, Vervi Guarulhos – 1999.
• Aula de leitura – Ricardo Azevedo
• Passaredo – Chico Buarque – Companhia das letras1989.
• Seu doto me conhece? (assaré, patativa do Cante lá que eu canto cá – Petropolis).
• Vô vortá (patativa do assaré).
0 comentários:
Postar um comentário