TP 03 - UNIDADE 09 - RELATÓRIO

Início do Curso Gestar II




Relatório 22/04/2009

Após uma rápida apresentação dos secretários de educação municipal e estadual, Sr. Adalto Abel Crist e Edson Silva de Souza e a Coordenadora do Curso local Srª Liozete Coelho Guimarães da Silva, iniciou-se de imediato as dinâmicas de apresentação dos grupos.

Logo após foi informado aos cursista como funciona o Gestar II. As dúvidas foram muitas. Tanto dos cursistas quanto as nossas – os formadores - . Partimos para a leitura do guia geral e o próprio TP3. Sanadas as dúvidas mais urgentes partimos para os inícios das atividades da unidade 9 do TP3.

Para dar inicio ao trabalho, expliquei no quadro-giz a diferença entre tipo e gêneros textuais. Eu havia trazido de casa a cópia de alguns gêneros formalísticos, o que facilitou, e muito, a compreensão.

A seguir, dividi a sala em cinco grupos e distribui entre eles as atividades do TP5. O grupo 1 explicou O Conhecimento Intuitivo de Gêneros; O grupo 2 ficou com Gêneros textuais e competência sociocomunicativa; O 3º grupo trabalhou classificando os gêneros textuais; O quarto grupo ficou com o Avançando na prática da página 25.

O resultado foi satisfatório. A aprendizagem se deu de forma quase homogenia.

Todos os grupos participaram ativamente.

É importante frizar que os cursista de outras áreas que não estão trabalhando com a Língua Portuguesa estão implorando para participar, por achar o curso interessante e de muito proveito para o desenvolvimento do seu trabalho.

O nosso primeiro dia foi bastante animador.

Meus receios de que poderia haver falta de interesse ou coisa parecida não se concretizou. As fotos comprovam o que estou afirmando. Trabalhamos a unidade 9 do TP3.

Em tempo como se trata do 1º trabalho, não havia “dever de casa” o que não impediu que fizéssemos um levantamento de como estamos sem o Gestar II e como pretendemos ficar após o Gestar II.

0 comentários:

Postar um comentário