TP 03 - UNIDADE 09 - PLANO DE AULA

CORUMBIARA – RO, 22 DE ABRIL DE 2009.




PLANO DE AULA



TP3 – UNIDADE 9.

TEMA: TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS.

CARGA HORÁRIA: 04 HORAS.



Objetivo:

• Identificar tipos e gêneros textuais e suas aplicações na vida pratica.

• Reconhecer que os diferentes tipos textuais possuem também diferentes funções.

• Entender que os gêneros textuais podem ser encontardos nos mais variados meios de comunicação, como num jornal por exemplo, que pode apresentar vários gêneros que se complementam entre si.



Estratégia:

• Iniciar a aula explicando com textos o que são tipos e gêneros textuais. Usar, para isto alguns artigos jornalísticos (o jornal foi escolhido por apresentar o maior numero de gêneros que outros meios de comunicação).

• Dividir a sala em 5 grupos e distribuir entre eles as seguintes tarefas para serem estudadas e desenvolvidas em sala de aula e apresentar para os demais.

• Grupo 01 – o conhecimento intuitivo de gênero.

• Grupo 02 – gêneros textuais e competências sócio comunicativas.

• Grupo 03 – classificar gêneros textuais.

• Grupo 04 – avançando na pratica p. 41 do TP3. (Plano de aula).

• Grupo 05 – Leitura do “Ampliando nossas referencias” p. 45.



Observação:

• Antes de iniciar, propriamente dito, as explicações dos exercícios, fazer para os cursistas a leitura do texto de José Saramago, “as palavras” e “o verdadeiro mestre”.

• Solicitar dos alunos que relatem suas experiências em sala de aula, explicitando os fatos positivos e negativos e quais suas expectativas para o Gestar II.

• Explicar aos cursistas como deverá ser o “Dever de casa”.

• Recursos didáticos: jornais, revistas, o proprio TP#, maquina fotográfica, papel sulfite, canetas.

• Sugestões de leitura:

• Desfabulando de Jô Soares – revista veja, abril de 1999.

• Versões diferentes das fabulas apresentadas

• Historias mal contadas – entre ecos e outros trecos – josé de nicola.



Leitura complementar:

• Mensagem do velho ao moço – revista rainha.

• Roteiro de viagem – livro alp – 5ª série.

0 comentários:

Postar um comentário