TP 06 - UNIDADE 24 - RELATÓRIO

RELATÓRIO DE ENCONTRO DO GESTAR II


ENCONTRO DO GESTAR II

OFICINA 12

UNIDADE 24

LITERATURA PARA ADOLESCENTES

24/09/2009.



O primeiro momento da oficina foi dedicado a relatos de experiências das duas ultimas unidades.

Alguns relatos foram muito significativos, como o da professora LUCIMA, que segundo ela, deixa na sala à disposição dos alunos, vários livros literários. Quando terminam as atividades os alunos já procuram o “Cantinho da Leitura”. De acordo com o seu depoimento, até o momento tem obtido bons resultados.

As atividades executadas me foram entregues pelos cursistas. Cada cursista tem sua pasta, onde está sendo arquivado o trabalho feito ao longo do curso.

Em seguida, apresentei-lhes várias obras que podem ser trabalhadas com adolescentes. Houve debate sobre o que os jovens gostam mais de ler e as sugestões variaram em torno de aventuras, suspense, questões sociais e ambientais entre outros.

Estudamos alguns trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e alguns trechos do livro de Gilberto Dimenstein, “O cidadão de papel”.

Ao lermos os fragmentos destas obras e alguns outros como as fabulas “Os sapos e a cotovia”, “Os animais”, “A peste”, textos que nos fazem refletir sobre nossa postura diante da vida, do caminho que escolhemos para viver, nota-se que este é um caminho possível para levar o adolescente a perceber a sua importância na sociedade e o quanto sua atitude pode mudar o seu bairro, sua cidade, seu país.

Fazer com que o aluno se interesse por este tipo de leitura requer muita perseverança e meios de convencimento.

As fabulas neste caso, funcionam bem e ajudam na “Preparação do terreno”, para a introdução da leitura propriamente dita.

Houve a sugestão também, no caso de se trabalhar questões sociais, discutir com os alunos alguns itens da Constituição Federal, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, letras de músicas e poemas que tratem da questão. Tudo isso é um aperitivo muito bem vindo para sugerir as leituras desejadas.

Esta última aula do TPG foi muito proveitosa. A participação dos alunos foi excelente.

Maria Divina de Andrade

Corumbiara – RO, 24 de setembro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário