TP 06 - UNIDADE 23 - RELATÓRIO

Relatório do 17º Encontro do Gestar II


TP6 – Unidade 23 - 02/09/09



O Processo de produção textual: revisão e edição

A Revisão

A Revisão e edição

Estratégias de revisão e edição



Iniciamos a aula definindo nosso ponto de ghegada. Os cursistas aprovam essa atitude, porque, segundo eles, fica facil saber do assunto a ser tratado.

Em seguida fizemos a leitura do texto funções, modalidades e propósitos da Avaliação do livro de Regina Cazaux Haydt – Avaliação do processo Ensino – parendizagem p. 16-19. Debatemos o assunto. Os cursistas gostaram do quadro de apresentação das modalidades diagnóstica, formativa e somativa. Após sugestões e esclarecimentos – as opiniões foram bastante proveitosas no tocante a “como avaliar”.

Dando continuidade à aula vimos as sugestões de códigos de revisão de texto fornecido pela professora Aya. Uma das cusrsistas mostrou-se familiarizada com esta forma de revisar textos. De acordo com seu depoimento, ela só usava outros códigos, mas, o sistema era o mesmo. Isso foi de grande impostancia para o grupo uma vez que não tinhamos completo entendimento de como funcionaria essa modalidade.

Fizemos a leitura do TP da página 121 “Salvem as línguas que estão morrendo”. Logo após, pedi-lhes que fizessem o resumo do texto pedido na página seguinte.

Tarefa cumprida, passamos ao texto seguinte: “Os indígenas: testemunhos da mãe terra”. Houve intenso debate sobre a questão indígena.

Dando sequência à aula vimos a impotância de se dialogar com o texto como forma de entender do que ele precisa e o que está faltando.

Na revisão e edição trabalhamos o texto: “Outros modos de palavras” e os cursistas achavam interessante para o “Dever de Casa o “Avançando” da página 141, embora alguns optaram pelo “Avançando” da página 133, alegando que este é mais amplo, dando margem a vários trabalhos, inclusive trabalhar a intertextualidade com Filosofia e Sociologia usando a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Como estratégia de revisão e edição ficamos com os textos abordados no início da aula.

Teremos os resultados no próximo encontro.

0 comentários:

Postar um comentário