TP - 05 - UNIDADES 18 E 18 - RELATÓRIO

Relatório do 12º Encontro do Gestar II


15/07/2009

Oficina 9 – Unidade 18/19 – Coerêcia textul – TPS; Continuidade de sentidos; A construção da coerência textual; As partes do todo.



A primeira parte da aula foi reservada para as discussões. As experiencias dos cursistas foram muito positivas. Segundo alguns relatos, os alunos se envolveram tanto na produção de texto que não queriam parar.

Houve reclamações de turmas que não se sentiram motivados e o rendimento foi baixo. Esses casos foram raros. Na maioria dos depoimentos, os trabalhos realizados tiveram bons resultados.

Prosseguindo com a aula fizemos a leitura do poema de José Paulo Paes, “Canção do Exílio facilitado”. Fizemos a conferência observando o estilo sintético e denso do autor. Em seguida fizemos a leitura de Canção do Exilio” de Gonçalves Dias. Feitas as comparações e observando a coerencia do texto embora bastante reduzido de J. Paulo Paes passamos à leitura do texto de Kostas Axelo, “a linguagem”. A seguir observamos a incoerência do texto de um viajante anônimo “Viajando na Aventura”. Este, trata-se de uma redação de aluno. Por isso, o anonimato.

Feitas estas leituras e suas considerações passamos do “Avançando na Prática” para a elaboração do plano de aula para ser executada na próxima semana.

Ao elaborarem os planos de aula, que ficou a critéio de cada grupo, eles incluiram nas suas prátias de ensino também a coesão textual alegando ser muito dificil trabalhar coerencia desvinculado de coesão alegando que ambas caminham juntas.

Com isso, entreguei-lhes as cópias que já hávia preparado para a próxima aula que trata da coesão textual: Um quadro com os principais operadores discursivos das relações coesivas. O quadro apresenta as funções e os operadores mais frequentes. Vimos ainda o texto “Fera em psicologia” do livro “Análise , Linguagem e Pensamento – 7º ano onde os elementos coesivos estão deslocados e o leitor não consegue entender nada.

Dessa forma, vimos o essencial das unidades 18 e 19. Os cursistas mostraram se razoavelmente entendidos no assunto.

Pelo exposto na aula, presume-se que o sucesso na transmissão para os alunos está garantido.

Esperamos o próximo encontro.

0 comentários:

Postar um comentário