TP 04- UNIDADE 15 - RELATÓRIO

Relatório do 9º Encontro do Gestar II


Unidade 15 – Mergulho no texto – Como chegar à estrutura do texto? – Quando queremos aprender

24/06/2009

Antes de começar no T.P. propriamente dito, distribuí entre os cursistas uma cópia do artigo de Claudio de Moura Castro (Revista Veja, Junho 2009) “Educar é contar histórias”. Após leitura e debate sobre o assunto, apresentei-lhes “O cão dos Baskervilles” de Cauan Doyle contei-lhes a história uma vez que ninguém ali a conhece. prestaram atenção aos detalhes como bons meninos que são, principalmente quando eu falava do cão que até o final da trama ninguém sabia se ele realmente existia ou era algo sobrenatural: “A maldição do Baskervilles”.

Fizemos algo inusitado: em vez de começar pelo “Definindo nosso ponto ponto de chegada”, fizemos a leitura do “ampliando nossas referências” – Por que meu aluno não lê?

O debate fi acalorado, mas, quando voltamos ao início da unidade, e fizemos a leitura do texto de Tuth Rocha, “Admirável mundo louco”, todos se concentraram na leitura o que rendeu uma porção de comentários. A seguir, distribuí aos cursistas vários textos que também avaliavma o bicho homem de fora, como o personagem de Ruth Rocha. Os textos são: O Re dos animais de Luís Martins; A Tartaruga dirigindo-se aos homens (Em O reino perdido. Porto, Portugal: Ed. Osa, s.d.). Para apresentar Ruth Rocha fizemos um jogral com o texto original de Casimiro de Abreu; “Meus oito anos” e a paródia de Ruth Rocha “Ai que saudades…” Neste ponto fizemos uma pausa para rever “Ponto de vista” estudando em capítulos anteriores.

Encontramos a estrutura do texto em “Supermercados, as catedrais do consumo” e avançamos para “Quando queremos aprender”. Este item não foi muito explorado por não só por eles como pelos demais colegas de outras áreas, especialmente no trabalho de pesquisa.

Para finalizar entreguei-lhes a cópia das páginas 60-61 do livro que eu havia comentado no início da aula - “O cão dos Baskervilles”. Dividi-os em 3 grupos e pedi que o grupo 1 ficasse encarregado de vender a mansão dos Baskerville; o grupo 3 teria a missão de assaltar a mansão. Tudo isso, documentado, é claro.

O avançando na prática escolhido pela maioria para esta semana foi o da página 142 do T.P.4, porque, segundo eles, vão ensinar seus alunos a encontrar a estrutura do texto. (Aqui alguns professores chamam de esqueleto)

0 comentários:

Postar um comentário