TP 04 - UNIDADE 13 - RELATÓRIO

Relatório do 6º encontro do Gestar II


Unidade 13 do TP 4: Leitura escrita e cultural

27/05/2009

Após rápida explanação do conteúdo que seria apresentado e recolhido os deveres de casa passamos à ilustração da página 21. Foi possível identificar apenas algumas lojas no shopping. O mesmo se dando qunto ao posto de combustível. Já no Bar dos Namorados foi fácil identificar a possivel intenção do autor ou pelo menos imaginar qual seria essa intenção. Os alunos sugeriram várias possibilidades, dentre elas a de alguem apaixonado a ponto de assinar o texto (veja no canto direito do quadro). Contudo, por alguma razão, não quis se declarar oralmente, preferindo a exposição pública num texto escrito.

Nesta unidade do TP preferimos dar uma olhada em todos os textos. No item “Indo à sala de aula” os cursistas tiveram mais dificuldades para analisar o texto 4 por não conseguirem fazer uma ligação direta entre uma rodovia no meio do deserto onde o asfalto apresenta ações do cotidiano. Já no “letramento e diversidade cultural” os debates foram bastante animados, especialmente ao tratar do assunto “Festas juninas”.

No item conhecimento prévio e atividades de leitura e escrita como é um trabalho de todo dia, os cursistas foram unânimes em dizer que o conhecimento prévio é fundamental para o entendimento do texto.

O avançando na prática ficamos com o da página 50 até por questões de época. Estamos em pleno junho e festa junina é o assunto do momento, portanto, fácil de se trabalhar em sala de aula.

Para finalizar pedi aos cursistas, divididos em quatro grupos que cada grupo fizesse a seguinte atividade;

Grupo 1 – Divulgação da quadrilha

Grupo 2 – Convite para a quadrilha

Grupo 3 – Reportagem sobre a quadrilha

Grupo 4 – Editorial / crônica com o tema trabalhado.

0 comentários:

Postar um comentário