TP 04 - UINIDADE 16 - RELATÓRIO

Relatório do 10º Encontro do Gestar II


Oficina 8 - 01/07/2009



Unidade 16. A produção textual – crenças – teorias e fazeres – escrita, crenças e teorias – O ensino da escrita como prática educativa – A escrita e seu desenvolvimento comunicativo.

Como em todos os encontros das unidades pares (oficinas) utilizamos o primeiro momento para as reclamações e sugestões.

Hoje, em especial, as reclamações foram mais e maiores que nos outros encontros. A revolta dos cursistas, vivendo a crua realidade em sala de aula e a propaganda enganosa que assistimos na TV foram a causa maior da insatisfação da maioria dos presentes. As reclamações vão desde salas superlotadas, aparelhos multimídia que não funcionam, alunos com problemas de aprendizagem e outros pequenos detalhes que não cabe falar aqui.

Contudo, houve avanços significativos. A cursista Carla Renner trouxe o trabalho que seus alunos fizeram, referente à unidade 15 que ela realizou com seus alunos utilizando o texto de Ruth Rocha, “Admirável mundo louco”. Ela relatou com tanto entusiasmo e alegria pelo sucesso cauçado por seus alunos que contagiou a turma. Alguns desses trabalhos serão postados no Blog.

A cursista Marilza Ribeiro também trouxe os trabalhos de seus alunos relativos ao texto “Cidadezinha Qualquer” de Carlos Drummond de Andrade. Segundo seu depoimento, ela pôde explorar vários segmentos da linguagem extraídos do texto. E, ainda de acordo com sua fala, os alunos tiveram prazer em desenvolver as atividades que duraram quatro horas.

Esses dois fatos foram importantes porque quebrou hegemonia que reinava naquele momento de que a Escola vai mal.

Ao término das apresentações, começamos com as leituras do T.P.4 unidade 16. Fizemos a leitura em forma de Jogral do poema de Gabriel, o Pensador, “Eu é que pergunto para a caneta”. De casa eu trouxe dois outros poemas com o mesmo tema. Fizemos a comparação entre os tres poemas observando semelhanças e diferenças entre eles e o poema de Leo Cunha, “A mão do poeta”. Neste momento, a descontração foi geral. Os cursistas gostam desse tipo de atividade. Após debate sobre esta seção, passamos a seção seguinte e assim sucessivamente. O “Avançando na prática ficou a critério do cursista quanto ao que melhor se adeque à sua escola.

0 comentários:

Postar um comentário