TP 06 - UNIDADE - 22 - RELATÓRIO

Relatório do 15ª Encontro do Gestar II


26/08/09

TP6 Unidade 22 – Produção textual planejamento

- O planejamento

- O planejamento: estratégias

- A escrita

O primeiro momento das oficinas é sempre reservado para as discussões e esclarecimentos de dúvidas.

Como fazemos uma unidade por vez e trabalhamos toda quarta feira, nosso trabalho difere dos demais em relação às estratégias utilizadas.

Em primeiro lugar procuramos fazer uma leitura pelo menos dos textos do TP. Os cursistas sozinhos não fazem isso. Estudamos estratégias de se trabalhar cada unidade e quais são seus obejtivos.

Para cada texto do TP trago algo que sirva de refencial para o ponto de partida. Os cursistas dão sugestão, mudam estruturas, acrescentam itens. Enfim, produzimos durante o encontro “várias aulas”.

Por exemplo com os textos 1,2 e 3 das páginas 77 e 78, estudamos outros metapoemas que deixavam evidentes as dificuldade do poeta em formular um texto poético como “Catar feijão” por exemplo. Ao final cada cursista/aluno produziu o seu poema.

Para a atividade de planejamento fizemoso trabalho com as figuras produzido no “baralho”. Os alunos gostaram muito dessa atividade.

Para o texto Cavalos e Crianças fizemos a leitura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o texto “A alma da fome é politica” de Hebert de Sousa e o indíviduo e a história de Paulo Cosuic. Dessa forma os alunos puderam ver como fica fácil “argumentar” quando se tem conhecimento dos fatos.

Depois de lermos “A segunda cartilha” de João Anzanello Carrascosa. Enquanto a primeira argumenta sobre a leitura e sua apredizagem, criticando as falhas do livro didatico a segunda fala do aprendizado para a vida, suas perdas as consequencias advindas delas, a nova forma de encarar o mundo, a superação e garra para não se deixar dominar pelo comodismo.

O avançado ficou “A origem do Carnaval” da página 108.

Espero ter exercíos prontos na próxima semana.

Alguns alunos trazem toda semana religiosamente os trabalhos dos alunos referentes ao “Avançando” escolhido. Outros, infelismente trazem de vez em quando.

0 comentários:

Postar um comentário