TP 01 - UNIDADE 02 - RELATÓRIO

 Relatório do 19º Encontro do Gestar II


Oficina 1 – Unidade 2

Unidade2 – Variantes linguisticas: desfazendo equivocos.

Seção1 – A norm culta

Seção2 – O texto literario

Seção3 – Modalidades da língua



Os primeiros 40 minutos da oficina foram dedicados aos debates sobre a aula anterior. As críticas e sugestões foram pertinentes e bastante proveitosos.

No segundo momento foi apresentado aos cursistas os textos: “Sonhos”

de Moacir Schiar e “Casamento” de Adélia Prado. Ambos tratam do assunto casamento. A seguir comparamos os textos “extras” com os textos do TP1 “Por que seus pais estão se divorciando”, de John Kall, “Caso do vestido” de Carlos Drummond de Andrade e “O casamento dos pequenos burgueses” de Chico Buarque”.

Tivemos um tempo maior para debates, já que o assunto abrange muitas facetas: vimos aí, a norma culta da língua, o texto literario, as modalidades da lingua entre outros temas também abordados na ocasião como a entertextualidade e as diversas formar de registros encontrados em cada um dos textos sugeridos.

Como o texto “O caso do vestido”, causou bastante polêmica, alguns cursistas optaram por trabalhá-lo em sala de aula como um “Avançando na prática”.

A seguir vimos o texto “Tango” retirado de um livro de 8º ano da coleção ALP. Análise, Linguagem e Pensamento. Em matéria de registro ele é o que se diz de muito peculiar. Novos debates surgiram. Os cursistas aproveitaram bastante.

0 comentários:

Postar um comentário