TP 01 - UNIDADE 01 - RELATORIO

Relatório do 18º Encontro do Gestar II


TP1 – Unidade: Variantes linguisticas: dialetos e registros

30/09/09

Seção1: As interrelações entre linguas e cultura

Seção2: Os dialetos do português

Seção3: Os registros do Português



Como o nosso objetivo aqui era relacionar língua e cultura, a primeira parte da aula (cerca de 30 minutos) foi utilizadas para tratar do assunto. As idéias, opiniões foram as mais diversas.

Logo em seguida fizemos a leitura do texto: “Retrato de velho” de Carlos Drummond de Andrade. Após as considerações sobre o texto passamos aos “dialetos do Português”. Dando prosseguimento, fizemos a leitura do texto “Ciume” de Lygia Bojunga. Os cursistas notaram a diferença de registro entre os dois textos, principalmente entre a fala coloquial do 2º texto e a fala mais formal do 1º texto.

A seguir foi a vez do texto de Jamie-Lee Curtis, “Conta de novo a História da noite em que eu nasci”. Os cursistas gostaram bastante deste texto, especialmente pela forma de registro em que a menina pede aos pais que conte-lhe a história de seu nascimento, que na verdade, de tanto ouvir sua própria história, já a conhece em detalhes e é atravéz dela (da criança) que sabemos dos detalhes do dia em que ela nasceu. Sem dúvida trata-se de um registro bastante diferente. O debate, desta vez, foi ainda mais animado. O “Avançando na prática” escolhido foi o da página 37, que sugere a encenação de um teatro de cunho humor´stico.

0 comentários:

Postar um comentário